A Importância do Microconto para o Ensino
RESUMO
Discutiremos os aspectos constitutivo, de rodados gêneros de feição reduzidas. com o intuito de buscar uma terminologia e, na comparação dos mecanismos discursivos dos textos, uma aproximado ou um distanciamento, de modo a legitimar a no. nomenclatura e a teoria que se reporta a ele. Essas formas se encontram na base discursiva do microconto em que a palavra "microconto" carrega em si esta ligação. o diferenciador é o prefixo "micro". Apesar dessa proximidade com o conto, destacamos que o microconto bebe em todos os gêneros e formas de expressão a artística. enriquecendo-se com isto. O emprego desta nomenclatura se intensificou há pouco tempo. com a força da difusão em livros blogs, twitters e outras redes sociais da Internet. Entretanto. são raros os debates e estudos teóricos sobre microconto. Os poucos estudos acadêmicos, teses e dista-taça" preferem usar nomenclaturas mais abrangentes, como minificção e miniconto, como também centralismo suas pesquisas, muitas das vezes em obras específicas: Contos de Amor Rasgados (1986), de Marina Colasanti; Ah é ? (1994), de Dalton Tredsan: e Os Cem Menores Contos Brasileiros.do Século (2004), antologia organizada por Marcelino Freire. Assim. recorreremos a algumas obras de escritores contemporâneos para mostrar que o microconto é uma realidade na literatura brasileira atual e poderá contribuir para o ensino de língua portuguesa. A partir dele. podemos trabalhar leitura e escrita de forma mais prato-ma. A velocidade do nosso tempo abriu espaço para uma forma de criação literária acelerada. Não afirmamos com isso que a literatura se limite a essa representado do nosso tempo. mas que a narrativa extremamente breve, que não excede a mela página. é unta realidade praticada por bons escritores e recebida com entusiasmo pelos leitores. Então. o que impede de asila a favor do ensino?

