Dissertação de Mestrado




Dissertação de Mestrado da Profª Damiana Carvalho


Reescritura : Uma Leitura de Lúcia de Gustavo Bernardo
Resumo
Este trabalho tem como ponto de partida as possíveis ligações entre o romance "Lúcia", de Gustavo Bernardo, e "Lucíola", de José de Alencar, encenando o diálogo do pós- moderno com o romântico.
A partir da percepção de que “Lúcia” é um texto habitado por textos diversos, procuramos desenvolver um primeiro percurso em torno dos conceitos de pós-moderno, intertextualidade, de paródia e de pastiche, com o intuito de refletir sobre o movimento de reescritura na pós-modernidade. Nesse sentido, tomamos como hipótese de trabalho o fato de que há a necessidade de uma revisão teórica do conceito de reescritura, visto que na pós- modernidade esse gesto está ancorado no diálogo com o passado de forma positiva, sem a negação modernista.
A ficção brasileira recente ao retomar o passado, o faz de forma não inocente, num jogo intertextual de soma: ficção a partir de ficção, um livro sobre outro livro, como uma rede participante de um sistema de forças, no qual modelos e reescrituras se ligam, numa relação de semelhanças e dessemelhanças, como acontece, por exemplo, com os romances "Lucíola" e "Lúcia". Ou seja, a ficção pós-moderna não deseja mais caminhar pela perspectiva engajada nacionalista, nem construir um modelo de identidade nacional como os românticos fizeram, mas também não nega nada disso. Releituras são feitas desse passado. O caminho tomado para o fazer literário pós-moderno é o diálogo, o pastiche.


                                                              
Para maiores informações sobre o escritor carioca Gustavo Bernardo e suas obras, acessem o seu site clicando na imagem abaixo .

 ESTANTE DO ESCRITOR GUSTAVO BERNARDO








Postagens mais visitadas deste blog

Projeto Criando Microcontos & Poesias

A Importância da Leitura Literária Para o Ensino